ADEP BAHIA entrevista Meiry Kamia

Notícias

Saúde

Pomar e redes no ambiente de trabalho combatem o estresse

Pomar e redes começam a ganhar os ambientes de escritório. Harmonizar o ambiente é uma das tarefas. A outra, controlar o nível de estresse dos funcionários.

A empresa de recursos humanos Apdata, por exemplo, tem não apenas uma área criada com técnicas de feng shui, mas também uma sala de relaxamento, uma de cromoterapia e outros ambientes. “Todos têm cores alegres e vibrantes, que remetem paz e tranquilidade, elementos importantes no mundo corporativo”, diz Luiza Nizoli, presidente da companhia.

Com isso, a produtividade subiu mais de 60%, segundo a executiva. Também foram percebidos o aumento da satisfação dos funcionários, a maior retenção e a elevação da qualidade de vida pessoal e profissional, diminuindo riscos de doenças emocionais e crônicas, diz Nizoli.

A preocupação com a qualidade de vida se justifica, explica a psicóloga Meiry Kamia, mestre em administração de empresas. O estresse pode causar problemas físicos, como dor de cabeça, tensão muscular, problemas gastrointestinais, cardiovasculares e alterações no metabolismo. Na vida

  • Dicas para controlar o estresse

Há diversas maneiras de controlar o estresse, sem precisar do uso de medicação.

FORA DO TRABALHO
* Praticar atividades físicas
* Ter um hobby, como ler um livro ou fazer artesanato
* Transformar pensamentos negativos em positivos
* Sorrir. “A risada induz o cérebro a bloquear a produção de substâncias químicas que barram a imunidade, como a cortisona, e aumenta a secreção de hormônios causadores do bem-estar”, sugere Rossi.

NO TRABALHO
* Conversar com o chefe sempre que necessário e não guardar preocupações à toa
* Praticar a respiração abdominal em momentos tensos. Basta inspirar lentamente, dilatando os músculos do abdômen, como se ele fosse um balão. Então, expirar devagar pelo nariz ou pela boca, murchando a barriga. “Isso ajuda, também, a diminuir a ansiedade”, conta Rossi.
* Priorizar as atividades mais importantes para realizar em um dia. Isso evitar sensação de frustração, que contribui para o aumento do estresse

Fonte: Folhapress

Publicada em: 12.01.2012

http://www.adepbahia.com.br/adep2011/noticia.php?id=4960