JORNAL HOJE – GLOBO – Entrevista MEIRY KAMIA

Consultora explica a melhor forma de pedir aumento de salário

Conhecer o perfil do seu chefe ajuda a alcançar o seu objetivo salarial.
Após edição desta segunda (15), consultora tira dúvidas ao vivo aqui no site.

De acordo com pesquisa realizada pela empresa de recrutamente Robert Half é importante conhecer o seu chefe, principalmente na hora de pedir um aumento de salário.

Segundo números de uma pesquisa feita com 764 profissionais de todo o Brasil, mais de 45% dos entrevistado nunca pediram aumento de salário, muitos porque não se sentiram à vontade. Já 38,6% disseram que vão pedir ainda este ano e mais da metade (51,2%) dos entrevistados disse que vai esperar o aumento sair naturalmente. Apenas 10,2 % confirmaram que já pediram diretamente aumento pro chefe.

Após edição desta segunda (15), a consultora Meiry Kamia tira dúvidas ao vivo aqui no site. Deixe sua pergunta na área de comentários no final da matéria.

A consultora Meiry Kamia, dá algumas dicas de como solicitar aumento:
 
1. Colete dados objetivos de benefícios obtidos para a empresa (aumento do faturamento, melhoria de processos, redução de gastos, etc) e que estejam diretamente ligados ao seu desempenho.

2. Evite justificar o aumento apenas dizendo que você faz bem o seu trabalho, que não chega atrasado, que não falta, etc. Isso tudo nada mais é que obrigação. Para merecer o aumento é necessário mostrar que você está fazendo um trabalho além do que foi contratado e que está gerando benefícios para a empresa.

3. Evite também comparações com colegas do tipo “eu trabalho mais que fulano”, “o fulano é folgado, eu faço todo trabalho meu e dele junto, por isso mereço ganhar mais”. Esse tipo de justificativa não tem sustentação sólida e mostra imaturidade para lidar com a situação.

4. Observe o momento propício, se a empresa estiver passando por um período de crise financeira, talvez não seja o melhor momento.

5. Escolha o melhor momento para falar com seu chefe. Evite dias muito atribulados e estressantes, tente abordá-lo num dia mais tranquilo.

A consultora Meiry Kamia tirou dúvidas sobre a relação de empregados e chefes. Clique no vídeo ao lado e veja a entrevista completa.