O DIA ECONOMIA – Especialistas mostram como alavancar a carreira profissional através dos livros

Especialistas mostram como alavancar a carreira profissional através dos livros

Literaturas de gestão viram fortes aliadas para a preparação do profissional

Rio – O aprimoramento profissional necessita de atualização constante. Somado a isso, profissionais de diversas áreas têm um aliado importante: literaturas de gestão e de carreira que servem de apoio para alavancar a profissão. Assuntos como planejamento da trajetória, networking, liderança e trabalho em equipe estão entre os temas mais concorridos nas livrarias. Entretanto, escritores e especialistas em gestão de pessoas alertam para os cuidados na hora da escolha para não perder tempo e dinheiro com livros ‘caça níqueis’ de autoajuda de abordagem superficial.

Diretora de Conteúdo Temático da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Alice Ferruccio diz que hoje há muitos temas repetitivos valorizando muito a fama e dinheiro na profissão.

“É importante que os livros possuam boas referências bibliográficas. Ao escolher, dê preferência a autores com experiência em orientação de carreira”, orienta a diretora da ABRH.

Por em prática

Consultor de excelência de resultados e negociação, José Augusto Wanderley alerta que só ler sem colocar em prática o que foi visto, não adianta. “Pesquisas mostram que se não colocar em prática o que foi lido, em aproximadamente 20 dias se esquece 90% do que foi visto. Os bons livros devem ser lidos e relidos”, orienta o especialista, autor do livro ‘Negociação Total’, na 19ª edição, lançado pela Editora Gente.

Com especialização em Psicologia das Organizações, Marcos Baumgartner diz que vale à pena estar atento a editora e quem colabora com o autor na produção da obra.

“Ver se a editora é de tradição e conhecida no mercado. Pesquisar a pessoa que fez o prefácio, pedir indicação a colegas de trabalho ou amigos. São ferramentas simples, mas eficazes para evitar livros ruins”, afirma Baumgartner, escritor e organizador, junto com Fabiana Gradela Casarini, do livro Educação Corporativa da Teoria à Prática, da Editora Senac.

Luiz Fernando Almeida, de 60 anos, aposentado pelo Banco do Brasil, lembra que enquanto esteve no mercado sempre fez leituras para se manter atualizado. “Isso é fundamental para o profissional alavancar a carreira. Hoje são meus filhos que vivem essa realidade”, conta.

Estímulo ao autoconhecimento

Psicóloga, mestre em administração de empresas e consultora organizacional, Meiry Kamia conta que há muitos livros que trazem dicas simples de como fazer um planejamento de carreira e colocá-lo em prática.

“Muitos possuem dificuldade para fazer planejamento e nem sempre contam com outras pessoas capacitadas para auxiliá-los. A maior contribuição dos livros é que eles estimulam o autoconhecimento. Para entrar em contato com a sabedoria interna não tem preço”, diz a consultora organizacional.

A psicóloga acrescenta ainda que é importante olhar o sumário da obra para verificar as temáticas abordadas. “Se ainda tiver dúvidas, vale à pena abrir o livro em alguma parte e ler algum trecho. Uma breve leitura dá um indício de como o autor trabalha suas ideias”, afirma.

O tarólogo Hernani Gomes relata que a leitura está sendo importante para ele no momento. “Vou sempre as livrarias para ver o que tem de novo sobre o assunto. Estou agora montando um consultório e tenho estudado muito sobre a minha profissão”, disse.

Obra deve ter base teórica

Adestramento – Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas e consultor empresarial há mais de 20 anos, ensina o leitor a evitar os livros com técnicas de ‘adestramento’. 
“Uma literatura de conteúdo precisa ter uma base teórica robusta, que traga temas com teses comprovadas cientificamente e não baseada apenas na opinião do autor. Há escritores que parecem mais um adestrador de cães. Ou seja, basta imitar a pessoa que deu certo na carreira para obter sucesso”, critica Ferraz.

Autor do livro ‘Seja a pessoa certa no lugar certo’, da Editora Gente, o especialista diz que usa a base teórica da neurociência comportamental em seu trabalho: “É fundamental posicionar as pessoas certas nos lugares certos”.

Linguagem – Consultor de excelência de resultados e negociação, José Augusto Wanderley avalia que a maioria dos livros não traz novidade com relação ao conteúdo. Ele diz que pode apresentar novidade em relação à forma e ao processo.

“Existem princípios universais da excelência que estão presentes desde os primórdios da humanidade. Cristo, por exemplo, dizia que não se pode colocar remendo novo em roupa velha. A mesma coisa, usando a linguagem da informática, pode ser dita: não adianta o melhor aplicativo, se o sistema operacional está ultrapassado”, compara.

Disponível em: http://odia.ig.com.br/noticia/economia/2013-09-16/especialistas-mostram-como-alavancar-a-carreira-profissional-atraves-dos-livros.html

VEJA TAMBÉM: