Jornal CORREIO DO ESTADO – MS

'Saia do sofá e entre no emprego', diz psicóloga que dá dicas para 2014

OSVALDO JÚNIOR
foto
Foto: Divulgação
meiry em uma de suas palestras

 

Sofá, televisão e “cara de ontem” em nada combinam com sucesso na busca por emprego. Desligar a tevê e ligar a si mesmo é o primeiro passo para quem está desempregado e pretende iniciar 2014 no mercado de trabalho. “Tem que sair de casa”, avisa a psicóloga, consultora organizacional e mestre em Administração de Empresas, Meiry Kamia.

Conforme ela, a mudança de comportamento ajuda na construção do marketing pessoal, fundamental para conquistar uma vaga, manter-se empregado, crescer em uma empresa e ter êxito na carreira.

“Marketing pessoal é o que fala de nós quando não estamos presentes”, define Meiry. A frase pode soar distante para quem imagina que as portas estão todas fechadas. Mas, lembra a psicóloga, sem mudar as atitudes e fazer boa propaganda de si mesma, a pessoa terá mais dificuldade de entrar ou retornar ao mercado. 

O “sair de casa”, mencionado por Meiry, é mais que a mera ação de ir para a rua. Está mais para “sair de si mesmo”, do próprio mundo, e encontrar-se com os outros, mostrar-se. “Quem é visto, é lembrado”, cita Meiry. Ela defende que quem está desempregado não deve se esconder na própria vergonha…. ou no próprio orgulho. “Se a pessoa não fala de sua necessidade, ninguém vai saber. Não pode ser derrotado pela vergonha. Afinal, desemprego é algo que pode acontecer com qualquer um”, afirma.

A vergonha anda de mãos dadas com o orgulho, outro sentimento que torna mais distante o caminho de volta ao mercado de trabalho. “As pessoas precisam saber lidar com o próprio orgulho. É importante ter humildade”, afirma. Segundo a psicóloga, ter humildade significa, por exemplo, aceitar um emprego mesmo que não seja “o dos sonhos”. “Se o salário é baixo, pior ainda é ficar em casa e não receber nada. O importante é voltar ao mercado de trabalho. Se você está trabalhando, passa a ser notado. E, assim, as oportunidades vão surgindo”, orienta. A reportagem completa está na edição deste domingo (22) do jornal Correio do Estado.

Disponível em http://www.correiodoestado.com.br/noticias/saia-do-sofa-e-entre-no-emprego-diz-psicologa-que-da-dicas_203070/

VEJA TAMBÉM: