Hashitag – Quando amor e gastronomia caminham juntos

Quando amor e gastronomia caminham juntos…

Por Autor Convidado em 05 de fevereiro de 2014

Eu, como psicóloga, concordo com Freud que a alimentação faz parte da afetividade. Afinal de contas, é a primeira troca afetiva que temos com o mundo externo. Definitivamente, não tem coisa mais gostosa para um bebê faminto que sentir o leite de sua mãe preenchendo seu estômago vazio, aliviando a dor da fome. A posição da amamentação ainda permite que o bebê olhe nos olhos da mãe enquanto sacia a fome, ao mesmo tempo em que se sente protegido e acalentado na ternura e no calor dos braços de sua mãe ao redor de seu corpo. Essa sensação de bem estar, levamos para a vida toda.

Mais tarde, a família reunida à mesa para a refeição torna-se outra forma de trocar afeto. É o momento em que nos alimentamos não só da comida posta à mesa, mas também do afeto e carinho dos nossos familiares. Essa questão afetiva vinculada à alimentação, mais tarde, é estendida aos amigos e colegas de trabalho. Raramente chamamos para um cafezinho pessoas de quem não gostamos.

Isso tudo se encaixa na minha história com a culinária japonesa. Quando era pequena trabalhava com meus pais fazendo shows de mágicas. Lembro que na volta dos shows jantávamos num restaurante japonês no bairro da Liberdade. Eram momentos muito positivos porque, além da questão da afetividade, da família reunida, ainda carregávamos a sensação de “missão cumprida” pelos shows realizados naquele dia. Levávamos alegria às pessoas e com a mesma alegria nos alimentávamos.

Adoro a culinária japonesa e como praticamente de tudo. Enquanto saboreio os alimentos, me lembro dos meus pais, da minha família, dos meus ancestrais, dos valores culturais que me edificam e que sou grata. Até hoje quando saio para comer num restaurante japonês, saio sempre com quem gosto, com quem me sinto bem. Uma boa companhia é muito importante já que cada porção de alimento que é levado para dentro do corpo carrega também um pedaço de sua história.

Meiry Kamia é palestrante, psicóloga, mestre em Administração de Empresas e consultora organizacional. Site: www.meirykamia.com

Disponível em: http://hashitag.com.br/quando-amor-e-gastronomia-caminham-juntos/?utm_source=site-restjap&utm_medium=link&utm_content=sidebar&utm_campaign=box-noticias#.UvUaS_ldV7g

Veja Também: