Metrô News – Lide com os Falsos no Trabalho

LIDE COM OS FALSOS NO TRABALHO

No mundo competitivo é comum vermos pessoas que não medem esforços para conquistar o que desejam, mesmo que isso custe prejuízos aos próprios colegas de trabalho. Quem não conhece aquela pessoa que se mostra simpática demais, sorridente demais, solícita demais, gentil demais, mas um dia você descobre que, pelas costas, ela fala mal do seu trabalho e te “queima” com o chefe.

Veja as dicas de como lidar com pessoas falsas no ambiente de trabalho:

1)    Tenha consciência de que você não tem o poder de mudar o comportamento nem as atitudes de outras pessoas, mas pode mudar a forma como você reage a elas.

2)    Neutralize a situação e proteja-se transmitindo à pessoa apenas informações essenciais de trabalho. Seja breve, direto na conversa e evite falar sobre assuntos pessoais ou fazer comentários que possam ser usados contra você.

3)    Se houver algum mal entendido ou fofoca, chame a pessoa para conversar a sós, num local e momento apropriado para esclarecer o ocorrido.

4)    Evite demonstrar irritabilidade dando indiretas, ou fazendo comentários sobre sua raiva de ter que conviver com pessoas assim. Comportamentos como esses apenas te desmoralizam dando a impressão de que é “descontrolado”.

5)    Não pague na mesma moeda. Lembre-se de que o “falso” é o outro e não você. Tentar ser falso também dispensa muita energia que poderia ser empregada no seu trabalho.

6)    Foque no resultado do seu trabalho e faça o melhor possível. Você deixa sua marca no mundo através do resultado do seu trabalho e, contra fatos, não há argumentos.

Apesar de difíceis de lidar, as pessoas “falsas” nos ensinam que não vale a pena abrirmos mão da nossa verdade, dos nossos valores morais e éticos. Elas também nos mostram que não vale a pena crescer profissionalmente deixando um rastro de destruição por onde passamos. 

Veja Também: