Metrô News – Seja Autoconfiante no Trabalho

SEJA AUTOCONFIANTE NO TRABALHO 

Autoconfiança é o sentimento de segurança em suas próprias capacidades, ela é importante para o sucesso profissional porque é base para comportamentos de iniciativa, proatividade, inovação etc.

A falta dela pode ser manifestada pelas relações de dependência (tanto com parceiros como com relação às colegas de trabalho e chefia), falta de iniciativa, perfeccionismo (porque o medo de errar é imenso, entre outros.Tanto a falta como o excesso, são causados pela falta de autoconhecimento, mas a parte positiva de tudo isso é que tem solução, por isso, seguem algumas dicas para aumentar a sua:

  • Aprofunde o autoconhecimento: conhecer suas potencialidades e fragilidades é imprescindível para desenvolver a autoestima. Se você não souber do que tem medo e quais as armas internas que você tem para utilizar a seu favor, dificilmente conseguirá sair do ciclo vicioso da insegurança e a autosabotagem.

 

  • Valorize seus pontos fortes: pessoas com baixa autoestima costumam enxergar apenas suas fragilidades, o que só alimenta o ciclo da baixa autoestima.

 

  • Exercite a gratidão: Ela é base do sentimento de felicidade. Quem não consegue ser grato, jamais conseguirá ser feliz.

 

  • Cuide do visual: a autoconfiança começa na imagem. Sinta-se seguro no visual. Arrume o cabelo, trabalhe uma maquiagem leve, vista-se adequadamente. Comece a gostar da imagem que vê no espelho.

 

  • Execute pequenas metas: não dá para confiar em quem diz uma coisa e faz outra. Você também se enquadra nessa afirmação. Procure estabelecer pequenas metas, simples e práticas e execute-as. Não espere, mexa-se!

 

  • Exercite a iniciativa: aproveite as oportunidades para exercitar no trabalho. Ofereça ajuda, pergunte, interesse-se em aprender mais. Você se surpreenderá em como perderá a timidez diante das coisas que é capaz de realizar. 

VEJA TAMBÉM: