Metrô News – Assuma a liderança da sua vida

ASSUMA A LIDERANÇA DA SUA VIDA

Por Meiry Kamia

No nível organizacional, sabemos que o bom exercício da liderança envolve a capacidade de conduzir e desenvolver a equipe, gerando resultados positivos. O mesmo raciocínio pode ser aplicado no nível pessoal. Você, assim como qualquer pessoa, tem o potencial e a responsabilidade de liderar a vida. Isso significa que é capaz de desenvolver habilidades, gerar resultados sólidos rumo à concretização dos próprios sonhos e metas. Mas é muito mais vantajoso ter o poder da felicidade nas mãos do que depender dos outros, não é mesmo?

Algumas dicas para liderar a sua vida:

Os líderes das empresas costumam se respaldar em três pontos básicos: visão, missão e valores

  • Delimite a “visão da sua vida”: a visão é a imagem do futuro que você deseja para si mesmo e é a sua meta maior. Pergunte a si mesmo “Como você quer que sua vida esteja daqui há uns 10, 15, ou 20 anos, imagine-se na situação. A resposta deve ser honesta e realista.

Honesta: deve referir-se aos seus próprios desejos e não a de outras pessoas.

Realista: significa conhecer os próprios potenciais para saber se conseguirá desenvolver outras habilidades necessárias para alcançar seu sonho dentro de um prazo de tempo determinado.

·         Defina sua missão de vida: missão é o “como” alcançará a visão por você determinada. A missão deve conter o tipo de trabalho que irá fazer, a forma como irá trabalhar e o seu diferencial.

·         Defina os valores que respaldarão suas escolhas: os valores orientarão a forma como a missão será cumprida.

Uma vez determinados a visão, missão e valores pessoais, escreva-os e coloque em algum lugar que possa visualizá-los diariamente. Todos os dias, antes de dormir, e assim que acordar lembre-se da sua visão e missão de sua vida. Você descobrirá a cada dia, o prazer e a felicidade de saber para que você existe!

VEJA TAMBÉM: